Destinos,  Pisa

O que fazer em Pisa em 1 dia

A cidade de Pisa, é mundialmente conhecida pela Torre de Pisa, ou Torre Pendente. Mas, diferente do que a maioria imagina, oferece outras atrações, sugiro reservar 1 dia no seu roteiro para conhecer a cidade. Vamos juntos descobrir neste post o que fazer com um roteiro de 1 dia em Pisa.
A nossa cidade na Itália 🙂

ORGANIZE SUA VIAGEM:

Como Chegar?

Se você já está na Itália, a maneira mais fácil para chegar é de Trem.

Pisa, possui duas estações de Trem, a estação Pisa Centrale que fica no centro da cidade e a estação Pisa San Rossore, que fica próxima da Torre de Pisa.

De Florença para Pisa a viagem de trem dura em média 1 hora, de Roma a Pisa em média 3 horas, enfim de todas as principais cidades da Itália você encontrará trens até Pisa.

Outra opção é alugando um carro, muitos viajantes optam por alugar um carro, para viajar pela Toscana.

Já se você mora na Europa, pode chegar via aéreo, já que Pisa possui um aeroporto low cost, onde a Ryanair opera com voos de baixo custo.

Como se deslocar em Pisa

Pisa é uma cidade pequena, com isso é possível conhecer toda a cidade caminhando.

Leia também:
Dicas para a sua primeira viagem para a Itália
Roteiro de 15 dias na Itália: Roma, Toscana e Cinque Terre
Roteiro de 10 dias pela Toscana

Roteiro de 1 dia em Pisa 

Normalmente a maioria dos visitantes chega na cidade de trem, neste caso compre um bilhete para a estação Pisa Centrale.

Chegando na estação comece o seu roteiro conhecendo a principal rua de comércio, a Corso Italia, que fica super próxima da estação.

Via Corso Italia

Nesta rua estão várias lojas e cafés, neste post estão meus cafés preferidos de Pisa. Já adicione no seu roteiro um pausa deliciosa durante o dia.

Ponte di Mezzo e o Lungarno

Chegando no final da Corso Italia, você irá dar literalmente de cara com o Rio Arno, que corta toda a cidade, com a sua ponte principal, que é a Ponte di Mezzo.

Roteiro 1 dia em Pisa

Acompanhando o Rio Arno em toda a sua margem, estão os Lungarni, que são as ruas que acompanham a extensão de todo o rio.

Faça um caminhada por eles, aproveite para admirar a arquitetura do local, dos palácios, torres e igrejas que lembram o estilo renascentista. Vários edifícios importantes, ainda da Idade Média, que foram se transformando com o passar do tempo. 

Além disso, é um ótimo lugar para fotos e para curtir um pôr do sol, ou apenas faça uma caminhada pelo Lungarni admirando a paisagem, é realmente lindo.

No Lungarno Gambacorti, está a Igreja de Santa Maria della Spina, que é uma igreja pequena, com estilo gótico.

Originalmente, a igreja estava no nível do rio Arno, mas devido a uma inundação contínua do rio, a igreja foi desmontada peça por peça e remontada um pouco mais a oeste do seu local original (em 1871/75).

Um dica extra, se você estiver em Pisa em 16 de junho, não perca a Luminara di San Ranieri: todos os prédios do lungarni são iluminados por inúmeras velas, os Lungarni se transformam, é incrível.

Também é aqui que muitos jovens Pisanos se reúnem, é normal principalmente durante o verão os Lungarni sempre lotados de jovens, curtindo o final do dia.

Piazza Dei Miracoli

Chegamos a parte mais esperada deste roteiro de 1 dia em Pisa, é claro que estamos falando de conhecer a Piazza Dei Miracoli.

Caminhe até a Via Roma, que é uma das ruas que leva até a Piazza Dei Miracoli, patrimônio da Unesco, sem dúvida o local mais famoso da cidade.

Afinal lá estão os principais monumentos de Pisa.

É na Piazza Dei Miracoli que estão: a Torre de Pisa, a Catedral e o Batistério, que são os três monumentos mais visitados.

Na Piazza Dei Miracoli você encontra um escritório para compra de ingressos para visitar e conhecer os monumentos, mas a visita na Catedral é gratuita.

Mas, você precisa retirar o ingresso com hora marcada, no mesmo escritório em que os ingressos são vendidos.

Catedral de Pisa - Roteiro 1 dia em Pisa

O número de ingressos gratuitos para a catedral são limitados.

Porém, ao comprar o ingresso para visitar as outras atrações, receberá o passe para a Catedral, neste caso, com o horário livre para acesso. As visitas na Catedral iniciam às 10 horas da manhã.

Torre de Pisa

Já para subir no topo da Torre de Pisa, é necessário comprar um ingresso que custa 18 euros.

O passeio leva em média 30 minutos e são 251 degraus para subir andando.

No topo da Torre é possível ter uma vista da cidade de Pisa e de suas colinas. 

Torre de Pisa - Roteiro 1 dia em Pisa

A Torre Pendente é conhecida mundialmente pela sua estrutura arquitetônica, que devido a sua inclinação, surpreende a todos.

Além disso a Torre abriga os sinos da Catedral.

Batistério de San Giovanni

O Batistério de San Giovanni, é o maior Batistério da Itália e é onde o sacramento do batismo é administrado.

Inclusive foi aqui que Galileo Galilei foi batizado, o Batistério foi construído depois da Catedral.

Por isso o seu tamanho, arquitetura e estilo, o objetivo era um monumento que acompanha-se a grandiosidade da Catedral.

Batistério de San Giovanni - Roteiro 1 dia em Pisa

Além disso outros quatro lugares podem ser visitados na Piazza dei Miracoli: O Campo Santo,  Museu Sinop e o Museu Opera da Duomo

Você pode comprar os ingressos pelo site o que irá facilitar para evitar filas no dia.

Ou se preferir comprar no dia é possível, mas esteja ciente que você pode precisar aguardar para visitar os monumentos.

Pelo site, os ingressos podem ser comprados no máximo com 20 dias de antecedência e no mínimo um dia antes da data da visita.

Uma dica é se sentar no gramado próximo do Batistério e aproveitar uns minutos de descanso por aqui.

Gramado na Piazza dei Miracoli - Roteiro 1 dia em Pisa

Outra dica legal, é fazer a caminhada pela pela muralha de Pisa, custa a partir de 3 euros e você conhece a parte da muralha que sobreviveu aos tempos modernos.

No site oficial, você pode comprar o ingresso com antecedência.

Finalizando o dia

Logo depois de visitar a Piazza dei Miracoli, caminhe pela Via Santa Maria, em direção a Piazza dei Cavalieri, onde estão vários monumentos arquitetônicos da cidade.

Um dos mais surpreendentes é o edifício da Scuola Normale Superiore, encomendada por Napoleão Bonaparte, com base no modelo da École em Paris.

Scuola Normale Superiore, na Piazza dei Cavalieri

Enfim, caminhe pelo centro histórico, explore as ruas, conheça a rua Borgo Stretto, com várias lojas e cafés. 

Pisa é uma cidade muito especial, cheia de história e cultura, com várias praças e paisagens pelo caminho.

Por fim, nada melhor que um aperitivo na Piazza della Pera, com vários bares e restaurantes.

Espero que com este roteiro, você possa aproveitar muito seu 1 em Pisa e conhecer um pouco mais do que apenas a Torre Pendente 🙂

Existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.

Nós acompanhe também no @daia.andolfatto