ponte vecchio
Destinos,  Florença

6 atrações gratuitas em Florença + dica extra

Florença é rica em arte e história com inúmeras possibilidades de roteiros e atrações.
E quando podemos conhecer alguns destes lugares históricos de graça? Perfeito não é mesmo?

Com isso, vamos ver quais são as seis atrações gratuitas em Florença para adicionar no seu roteiro e economizar muito.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

1. Duomo di Firenze – Catedral de Santa Maria del Fiore

Seria impossível começar nossa lista de atrações gratuitas em Florença por outra atração, que não fosse a Duomo di Firenze ou Catedral de Santa Maria del Fiore, afinal é um dos principais símbolos da cidade de Florença.

Sua construção iniciou em 1296 e levou mais de 170 anos para ser concluída e acredite é possível visitá-la sem nenhum custo.

Um dos elementos de arquitetura mais famoso é a cúpula da Catedral, projetada pelo arquiteto Filippo Brunelleschi.

A Catedral está localizada na Piazza del Duomo e é uma das maiores Catedrais da Europa, você irá se impressionar não só pelo seu tamanho, mas pela riqueza de detalhes da sua fachada.

2. Piazzale Michelangelo

A segunda atração gratuita da lista é a Piazzale Michelangelo, projetada em 1869 período em que Florença foi a capital da Itália.

A Piazzale Michelangelo foi construída com o objetivo de homenagear Michelangelo um dos principais nomes do Renascimento.

Quando a terraça da Piazzale foi concluída ocorreu também a construção de um edifício para ser um museu apenas com as obras de Michelangelo.

Porém o museu nunca saiu do papel e no local hoje funciona um restaurante com vista panorâmica da cidade.

No centro da Piazzale está uma das três cópias da estátua de David di Michelangelo feita em bronze.

A Piazzale Michelangelo é sem dúvidas o melhor lugar para uma vista panorâmica de Florença e do Rio Arno, resumindo ela deve estar no seu roteiro, ela é MARAVILHOSA.

3. Giardino delle Rose

O Jardim das Rosas é o lugar perfeito para um descanso entre as visitas aos museus, igrejas, galerias e praças de Florença.

Florença não é uma cidade muito arborizada no centro histórico, logo, a ideia de incluir um jardim no roteiro será uma grata surpresa. Outro ponto positivo é que o Giardino delle Rose fica embaixo da Piazzale Michelangelo.

O período perfeito para visitá-lo é nos meses de maio e junho, quando todas as rosas estão floridas, mas, se sua viagem é em outro período do ano, não tem problema, afinal no jardim além das rosas, existem outras plantas e esculturas do artista Jean Michel Folon.

4. Ponte Vecchio

No quarto lugar da lista das seis atrações gratuitas em Florença, está a ponte mais famosa da Itália, sim estamos falando dela a Ponte Vecchio.

Caminhar pelo lungarno admirando a Ponte Vecchio ou andar até a Ponte Santa Trinita e fazer fotos lindas com a Ponte Vecchio ao fundo ou ainda simplesmente atravessar a Ponte Vecchio caminhando e admirando todas as lojas de jóias, já imaginou né? eu sei vai ver incrível!

Mas saiba que ao fazer este ‘’simples’’ passeio, você estará caminhando na única ponte de Florença que não foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. 

Além disso, na Ponte Vecchio fica parte do Corridoio Vasariano construído para que a família Medici pudesse se deslocar do Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti sem andar pelas ruas de Florença.

Resumindo caminhar pela Ponte Vecchio, é passar por onde muita história aconteceu é uma verdadeira viagem no tempo.

Leia também:
Dicas para a sua primeira viagem para a Itália
Roteiro Roma e Vaticano – 4 dias na Cidade Eterna
Cinque Terre um Paraíso na Ligúria
Roteiro de 1 dia em Siena
Roteiro de 1 dia em Pisa

5. Mercado Central

Conhecido como Mercato Centrale ou Mercato di San Lorenzo, visitar o Mercado Central é perfeito para conhecer a culinária local e as delícias da comida de rua fiorentina.

São dois andares que dividem o mercado, no primeiro andar o mercado com frutas, carnes, doces e vinhos, já no segundo andar uma série de restaurantes com uma variedade gigante de opções.

Além disso, o mercado normalmente organiza eventos, vale a pena pesquisar antes da viagem o calendário.

6. La Loggia dei Lanzi

Florença possui várias praças para visitar, é claro que todas são gratuitas, mas na Piazza della Signoria está a La Loggia dei Lanzi, construída entre 1376 e 1382, para abrigar cerimônias públicas da República Florentina.

Hoje a La Loggia é um verdadeiro museu aberto com uma série de esculturas, entre elas a famosa escultura de Perseus com a cabeça da Medusa.

Dica Extra

Uma ação muito interessante é o programa – Io vado al museo – com ingressos gratuitos no primeiro domingo do mês, mas apenas nos museus estaduais, no período de outubro a março.

Uma ótima oportunidade para quem está viajando nestes meses e irá visitar Florença que tem museus incríveis para conhecer.

Já que o assunto é Florença, aproveite e veja este post com um roteiro de 3 dias em Florença!

Enfim, saiba que existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.

Nós acompanhe também no @daia.andolfatto