6 itens indispensáveis para o inverno italiano
E quando a viagem é durante o inverno italiano, logo vem a dúvida, o que é indispensável colocar na mala?
O inverno na Itália inicia em 21 de dezembro e encerra em 20 de março. Entretanto, janeiro e fevereiro são os meses mais frios.
Importante saber que as temperaturas mudam muito conforme a região, sendo que a região Norte apresenta temperaturas mais baixas e a região Sul temperaturas mais altas, com isso o que levar na mala pode mudar também conforme o roteiro da sua viagem.
No inverno a média dos termômetros é de 7ºC, com variações entre -2ºC a 13ºC. Com possibilidade de nevar principalmente na região Norte.
Leia também:
Dicas para a sua primeira viagem para a Itália
Roteiro de 10 dias pela Toscana
Roteiro Roma e Vaticano – 4 dias na Cidade Eterna
O que fazer em Florença: Roteiro de 3 dias
Outra característica do inverno italiano é que o sol se põe mais cedo normalmente entre às 16h30 – 17h.
Mas afinal quais são os 6 itens indispensáveis para colocar na mala e sobreviver ao inverno italiano?
1. Roupa Térmica
São ideais se você quer evitar muitas camadas, usando por exemplo uma camiseta térmica, um blusa de lã e um casaco, você estará quentinho.
É a melhor solução, pois ao entrar em ambientes fechados, que são aquecidos, será necessário tirar apenas o casaco.
Quanto a calça térmica, sinceramente, não sei se é necessário. Vivo na Toscana, e já passei por alguns invernos, não senti a necessidade de calça térmica aqui. Talvez se você sente muito frio, poderá ser necessário, vale o bom senso.
2. Touca e Luvas
Como durante a viagem é comum passar bastante do seu tempo ao ar livre, sugiro o investimento em touca e luva. Uma característica do inverno é que venta bastante, com isso estes dois acessórios irão te ajudar a manter a temperatura corporal.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
- Hospedagem: Booking
- Seguro Viagem: Seguros Promo
- Alugue um carro: Rentcars
- Chip internet internacional: Viaje Conectado
3. Cachecóis e Mantas
De preferência compridos e largos, são os melhores para usar durante o inverno e ajudam a dar uma cara nova ao look já que provavelmente o casaco será o mesmo em muitos dias durante a viagem 🙂
4. Botas
Escolha uma bota quentinha para viagem. Mas, a principal característica da bota é que tenha o solado alto, este detalhe fará a diferença para manter os seus pés quentes.
5. Casaco
Parece óbvio que um casaco deve estar na sua mala de inverno para a Itália, mas, não pode ser qualquer casaco.
O ideal é um casaco quente, impermeável e confortável. Se o casaco for mais longo também é melhor, pois, irá ajudar a manter o corpo ainda mais aquecido.
Vale lembrar que casacos de couro e jeans não são indicados para o inverno.
6. Hidratante e protetor labial
Como mencionei durante o inverno temos muito vento por aqui, com isso, um bom hidratante e protetor labial são essenciais para sua pele sobreviver a viagem.
Outra dica é aproveitar como desculpa o frio e se aquecer com um bom vinho, café e chocolate quente 😉
Por fim uma sugestão é organizar seu roteiro dividindo o dia entre atividades ao ar livre e em ambientes fechados, isso irá equilibrar o seu dia e você não sentirá tanto frio assim.
Existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.
Nós acompanhe também no @daia.andolfatto