Os cocktails Italianos mais famosos
Que a Itália é famosa pela sua culinária e vinhos mundo a fora, você certamente já sabe, mas o que talvez não sabia é que a Itália é também o berço de vários cocktails consumidos mundialmente. Sim, os italianos sabem viver bem, não é por nada que são conhecidos pelo estilo de dolce vita. Mas quais são os cocktails italianos mais famosos?
Já pega uma caneta, abre a planilha, salva nos favoritos, mas não esquece de adicionar, beber bons drinks, na lista de coisas para fazer por aqui.
Todos estes cocktails são comuns nos Aperitivos pela Itália, principalmente o Spritz. Já sabe como funciona um Aperitivo? Se não, neste post conto tudo como são os Aperitivos na Itália.
Entretanto se a viagem ainda está em planejamento, e você quer testar seus dotes de barman, no post estão as receitas dos cocktails, para fazer e beber em casa. Nada mal, não é mesmo?
ORGANIZE SUA VIAGEM:
- Hospedagem: Booking
- Seguro Viagem: Seguros Promo
- Alugue um carro: Rentcars
- Chip internet internacional: Viaje Conectado
Negroni
Começamos a lista com o segundo cocktail mais consumido no mundo. Afinal é italiano e fiorentino, isso mesmo, o Negroni, foi criado em Florença, entre 1917 – 1919.
Não foi criado por um barman, mas por Camillo Negroni, da nobreza fiorentina, um apaixonado por bebidas mistas, que pediu um “Americano” com gin, no início o novo cocktail era pedido nos bares como “um Americano ao modo do conte Negroni”, depois simplificado para “Negroni”.
Como resultado um drink de cor avermelhada, feito com Gin, Campari e Vermute Doce, segue há mais de 100 anos a receita original.
Ingredientes
- Gin 30 ml
- Campari 30 ml
- Vermute doce 30 ml
- Fatia de laranja
Preparo
Adicione gelo no copo, dose e em seguida adicione os ingredientes diretamente no copo. Misture com uma colher e sirva com uma fatia de laranja.
Bellini
Já o Bellini foi criado em Veneza, no famoso Harry’s Bar, por volta de 1938/1948 por Giuseppe Cipriani, chefe de barman do Harry’s Bar.
Um drink composto por vinho branco, espumante e polpa misturada de suco de pêssego branco.
Cipriani o batizou de Bellini por sua cor rosada, o que o lembrou da cor da toga de um santo em uma pintura do pintor Giovanni Bellini.
Ingredientes
- 45 ml de purê de pêssego fresco (refrigerado)
- Cubra com Prosecco (refrigerado)
- Decore com uma fatia de pêssego fresco
Preparo
Adicione o purê de pêssego fresco à taça de champanhe antes de cobrir com prosecco. Por fim decore com uma fatia de pêssego fresco.
Leia também:
Vinhos Toscanos
Receita Spaghetti a Carbonara
Receita de Pizza Margherita para fazer em casa
Spritz
Na lista dos cocktails Italianos mais famosos, não poderia faltar o mais cocktail mais popular entre os turistas que visitam a Itália.
Ótimo para o verão e o símbolo do aperitivo italiano, sim estamos falando do Spritz!
Um coquetel fresco e pouco alcoólico, com origem bem antiga, provavelmente no final dos anos 700 e início do ano 800.
Podemos agradecer os soldados Habsburgos, que não encontravam cervejas nos bares do Vêneto, e que ao provar o vinho branco, achavam forte demais para o paladar, então pediram para adicionar água com gás no vinho, para minimizar o sabor.
O nome Spritz também acompanha esta história, já que deriva do verbo alemão spritzen, que significa precisamente “borrifar”.
Vinho branco e água gaseificada: este foi o primeiro Spritz. Ainda hoje em muitas áreas de Friuli Venezia Giulia, se você pedir um Spritz, a receita será seguindo esta versão.
Mas o coquetel como o conhecemos hoje nasceu apenas na década de 1920, entre Veneza e Pádua, quando se pensou em “manchar” a mistura com um pouco de amargura, adicionando o “Aperol”.
Ingredientes
- Prosecco 90ml
- Aperol 60ml
- Um pouco de água soda
- Meia fatia de laranja
Preparo
Primeiramente encha um copo com gelo, seguido do prosecco, depois adicione o Aperol, finalize com água com gás, misturando delicadamente, decore com meia fatia de laranja.
Americano
O pai do Negroni, apesar do nome é um coquetel totalmente italiano, com ingredientes 100% italianos.
São várias as histórias sobre a origem do coquetel, que tem sua origem associada a Milão – Turim, já que o Campari foi criado em Milão, e o Vermute vermelho, criado em Turim.
Diz a história que em 1860 Giuseppe Campari criou o Campari, e seu filho Gaspare Campari em 1917 no seu bar Camparino em Milão, criou uma receita para os amantes do Campari, o Americano.
Ingredientes
- 45ml Campari
- 45ml de vermute doce
- Top com refrigerante
- Decore com um toque de laranja
Preparo
É preparado com a técnica de construção (construção diretamente no copo) e servido em um copo alto.
Em seguida Vermute vermelho e Bitter Campari são então despejados no copo resfriado com gelo e depois completados com o refrigerante, que deve ser misturado levemente com o agitador.
Logo depois, esprema e coloque dentro do coquetel uma casca de limão e uma fatia de laranja como decoração.
Existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.
Nós acompanhe também no @daia.andolfatto