O que fazer em Siena em 1 dia
Situada em três colinas, Siena é uma das cidades que ganha destaque nos roteiros pela Toscana. Mas o que fazer em um roteiro de 1 dia em Siena?
Localizada no centro da Toscana a cidade é cercada por vinhas e olivais.
Já no centro histórico encontramos uma cidade com uma atmosfera medieval, afinal é uma das cidades italianas que mais manteve suas características medievais.
Facilmente lembrada e reconhecida pela cor das fachadas de tom avermelhado, caminhar pelas ruas é como uma volta ao passado, aos tempos da Idade Média.
É este sentimento que faz Siena uma cidade fascinante e inesquecível.
Como a maioria ou na verdade todas as cidades da Toscana, Siena também é uma cidade para se conhecer tranquilamente caminhando por suas ruas.
Um dia em Siena não é o suficiente para visitar todas as atrações que a cidade oferece, mas é o tempo necessário para conhecer as principais.
Leia também:
Dicas para a sua primeira viagem para a Itália
Roteiro Roma e Vaticano – 4 dias na Cidade Eterna
O que fazer em Florença: Roteiro de 3 dias
Roteiro de 1 dia em Pisa
Vamos ao roteiro de 1 dia em Siena!
Como chegar
Normalmente a maioria dos turistas parte de Florença com direção a Siena e são três formas de fazer esta viagem.
De trem, carro ou ônibus. No nosso caso já estávamos na região, pois, estávamos fazendo uma viagem de três dias e no roteiro estava Siena.
Chegamos em Siena de carro e foi super tranquilo. Mas antes de decidir ir de carro, avaliamos as outras opções.
O ponto negativo do trem é que a estação fica longe do centro histórico, logo, se for de trem, é indicado pegar um ônibus até o centro histórico.
O ônibus é mais indicado que o trem, exatamente pela questão da facilidade de chegar próximo do centro histórico.
De carro, foi tranquilo, localizamos um estacionamento, afinal não é possível acessar o centro histórico de carro, e depois seguimos por infinitas escadas rolantes, subindo e chegando praticamente no meio do centro histórico.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
- Hospedagem: Booking
- Seguro Viagem: Seguros Promo
- Alugue um carro: Rentcars
- Chip internet internacional: Viaje Conectado
Roteiro de 1 dia em Siena
Vamos começar nosso roteiro em Siena, caminhando até a principal praça de Siena, e também um dos principais pontos turísticos da cidade a Piazza del Campo.
Piazza del Campo
Quando chegamos na Piazza del Campo ou il Campo, como chamam os Senesi, a reação é Uauuu!
Uma praça gigante, no coração de Siena, aberta, é um banho de luz quando saímos das ruelas e encontrando a praça.
É a peça central do centro histórico da cidade e é também um Patrimônio Mundial da Unesco.
A Piazza é linda cercada por construções do século XIV, que na época não podiam ser construídas com sacadas.
E ainda tem vários monumentos para visitar, como a Torre del Mangia e o Palazzo Pubblico que ganham destaque na praça.
Com formato de concha com nove segmentos, pois, cada segmento representa um dos membros do mítico Governo dos Nove que governou a cidade no século XIII.
Antes da chegada dos milhares de turistas, a praça era utilizada pelos comerciantes e era o único lugar de Siena capaz de receber todos os seus moradores.
Torre del Mangia
Em seguida vamos conhecer, a Torre del Mangia que é a terceira torre entre as mais altas da Itália, com 87 metros de altura, construída com tijolos vermelhos, super característicos da cidade.
Segundo a lenda, a torre leva o nome de quem tocou os seus sinos pela primeira vez.
Giovanni di Balduccio, foi quem subiu os 400 degraus e tocou a campainha para a cidade em 1347 batizando a torre.
Já a referência à palavra Mangia (comer) vem do hábito de “comer” que ele tinha, e quem pode julgá-lo?
Ainda hoje é possível subir os 400 degraus e ter uma vista incrível de Siena.
Porém, os bilhetes devem ser comprados na hora no local, não é possível comprar com antecedência.
Fonte Gaia
A Fonte Gaia fica na parte superior da praça, é um símbolo da chegada da água a cidade.
Que desde 1346 saiu dos campos e chegou aos moradores de Siena, com um sistema de 25 km de túneis e tanques subterrâneos.
Palio di Siena
Duas vezes ao ano, nos dias 2 e 16 de agosto, a Piazza del Campo se transforma para receber o Palio di Siena, que é um evento que faz com que a praça volte para o século XIV, recebendo uma camada de terra e muitos cavalos.
Trata-se de uma corrida de cavalos, entre os distritos da cidade, a corrida é de três voltas na praça, totalizando 1000 metros, que pode ser disputada com jóquei ou não, isso mesmo apenas o cavalo.
Portanto se estiver em Siena nestas datas, poderá presenciar o maior evento de Siena, aproveite!
Duomo
Pra mim o maior tesouro de Siena é a sua Catedral, que tem a maior riqueza interna de detalhes da Toscana.
A Duomo de Siena, com estilo românica-gótica, impressiona com sua fachada e impacta ainda mais com os tesouros que abriga.
Assim que entramos na Catedral, o efeito das faixas brancas e pretas, o teto azul com estrelas douradas e para finalizar o impacto a sua maior obra, seu piso de mármore, com 56 painéis esculpidos, que levou cerca de 600 anos para ser finalizado.
O piso fica coberto a maior parte do ano para sua proteção, apenas em alguns meses é possível ver o piso da Catedral.
É uma riqueza de detalhes, obras, esculturas, que a impressão é que não somos capazes de absorver toda a riqueza desta Catedral.
Ainda na Catedral, temos o Batistério criado por Donatello a Biblioteca Piccolomini e o Púlpito em mármore de Nicola Pisano.
Os ingressos podem ser comprados pelo site.
Biblioteca Piccolomini
Criada em 1492 pelo cardeal Francesco Todeschini Piccolomini, mais tarde Papa Pio II, a Biblioteca Piccolomini fica no corredor esquerdo da catedral.
Foi criada para preservar sua coleção de livros, e guarda também partituras de músicas, cantadas pelos corais na Idade Média.
Os afrescos ganham destaque na biblioteca e contam a história, vida e obra de Pio II, com cores vibrantes, no centro a escultura em mármore “Três Garças”.
Batistério
Construído entre 1316 e 1325 o Batistério, está localizado atrás da Catedral de Siena.
A obra mais importante preservada dentro do Batistério é certamente a famosa fonte batismal, uma obra-prima do início da Renascença Toscana.
Por fim, finalize o seu roteiro de 1 dia em Siena caminhando pelas ruas, experimentando um Panforte que é um doce típico da culinária de Siena, e se estiver com tempo, volte a Piazza del Campo para curtir o fim do dia.
Existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.
Nós acompanhe também no @daia.andolfatto