Destinos,  Montepulciano

O que fazer em um dia em Montepulciano na Toscana

Vamos viajar para Montepulciano na Toscana um borgo medieval conhecido em todo o mundo pelo seu famoso vinho: o Nobile de Montepulciano mas Montepulciano é mais do isso, então vou te contar o que fazer em um dia por aqui.

Primeiramente é importante saber que Montepulciano é uma cidade pequena, localizada próxima de Siena e fica no topo de uma colina a mais de 600m do nível do mar.

É um borgo único, com elegantes edifícios renascentistas, igrejas antigas, praças esplêndidas e pequenos cantos escondidos pela cidade para descobrir caminhando sem preocupação.

Leia também:
Dicas para a sua primeira viagem para a Itália
Roteiro Roma e Vaticano – 4 dias na Cidade Eterna
Roteiro de 10 dias pela Toscana

Como chegar em Montepulciano?

É possível chegar em Montepulciano de ônibus, trem ou carro. Nós optamos por um carro para nossa viagem e acredito que esta é a melhor opção.

Além da praticidade viajar de carro tem um outro bônus, aproveitar as paisagens maravilhosas da região pelo caminho, sem dúvidas é a melhor forma de viajar por aqui.

Sempre que precisamos, alugamos um carro com a Rentcars, que é uma empresa segura e confiável.

Lembrete importante carros não podem circular dentro do centro histórico logo sempre procure um estacionamento para do lado de fora da mura os estacionamentos são indicados pela letra P nas placas e também no GPS.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Onde se hospedar em Montepulciano?

Nós hospedamos no Villa Nottola, uma vila linda, próxima da cidade de Montepulciano.

O hotel tem uma ótima estrutura, com piscina, restaurante e uma vinícola, onde é possível degustar os vinhos produzidos na propriedade.

E claro, o hotel tem uma arquitetura linda, com espaços externos decorados com muitas flores e oliveiras.

O que fazer em Montepulciano?

Apesar de ser uma cidade pequena, tem várias atividades para explorar e uma maravilhosa gastronomia local.

Inicie seu dia em Montepulciano caminhando pelas suas ruas até chegar ao centro histórico.

Nós entramos na cidade pela Porta al Prato e seguimos até a Piazza Grande, que fica no coração de Montepulciano.

Mas antes de chegar na Piazza Grande, caminhe pela rua Corso, onde você encontrará a Porta delle Farine à esquerda, com uma bela vista do Val di Chiana.

Na Piazza Grande estão o Palazzo Comunale, o Tarugi e a Catedral com sua fachada inacabada e ainda o poço de Grifi com o brasão da família Medici.

Uma curiosidade é que a arquitetura do Palazzo Comunale é muito parecida com a do Palazzo Vecchio de Florença, isso porque ambos foram construídos a pedido de Cosimo de Medici.

Aproveite a caminhada pela cidade e faça algumas pausas para um delicioso gelato e não esqueça de provar as tábuas com queijos e presuntos toscanos.

Além disso ao longo das ruas você encontra varias adegas, perfeitas para degustar um dos vinhos italianos mais famoso do mundo: o vinho Nobile di Montepulciano.

No centro histórico também estão a Colonna del Marzocco, Palazzo Avignonesi e o Palazzo Bucelli.

Uma dica especial é uma parada no Caffè Poliziano, o mais tradicional da cidade. Com uma sala de café super tradicional, porém o destaque fica para as sacadas com vistas incríveis, ideal para apreciar um bom vinho no final da tarde.

Fora do centro histórico mas com a possibilidade de chegar caminhando, esta a igreja de San Biagio que impressiona pela arquitetura e se destaca na paisagem.

Enfim finalize o dia da melhor forma em uma viagem pela Itália, ou seja, escolha uma trattoria e aproveitando o melhor da culinária local.

Montepulciano é um daqueles lugares para ficar sempre no coração, sou apaixonada por esta região da Toscana, espero que você também se apaixone por ela.

Existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.

Nós acompanhe também no @daia.andolfatto