Chianti,  Destinos

Chianti Toscana: Roteiro de 3 dias

A famosa região Chianti localizada na Toscana entre as cidades de Florença, Siena e Arezzo, é famosa e reconhecida mundialmente pelo vinho Chianti Clássico, mas o Chianti é mais do que isso, você pode esperar uma viagem com belas paisagens, borgos medievais e ótima gastronomia.

Quanto tempo ficar? 

Como todos os lugares a resposta a esta pergunta é sempre depende, depende do seu roteiro, de quanto tempo você tem disponível. Você pode optar em passar um dia no Chianti escolhendo uma cidade para conhecer ou fazer uma degustação de vinhos em uma vinícola, mas se o seu objetivo é conhecer as principais cidades e visitar vinícolas, um roteiro de 3 dias seria perfeito.

Quando ir?

Durante a primavera nos meses de março a junho ou no período da vendemmia (colheita de uvas) de setembro a outro são os melhores meses para conhecer o Chianti.

Organize sua Viagem:

Onde ficar?

Nós hospedamos no CDH em Radda in Chianti muito bem localizado para quem pretende explorar a região, é um hotel com um bom custo benefício, oferece um pequeno SPA com piscina aquecida e uma piscina aberta no periodo do verão.

Os quartos são simples, mas com um bom tamanho e com uma terraço onde você pode tomar um vinho e admirar o pôr do sol nas colinas toscanas.

Uma ótima escolha para momentos de relax entre um passeio e outro.

Primeiro dia no Chianti Toscana

Saímos de Lucca de carro e nossa primeira parada foi Panzano in Chianti, considerada o coração do Chianti, é um borgo medial pequeno em apenas uma hora você pode caminhar pela pequena cidadezinha, a beleza de Panzano esta na paisagem ao seu redor.

Em Panzano está o famoso restaurante e açougue do chef’s table italiano Dario Cecchini, com menu fixo a partir de 30 euros é fundamental fazer reserva com antecedência pelo site.

Optamos por uma experiência mais simples, e seguimos até o Cecchini Panini Truck, também do chef Dario Cecchini, é um food truck com opções de sanduíches maravilhosos, você compra meu sanduíche, um copo de vinho e senta em uma mesa ao ar livre com vista para as colinas do Chianti. O preço medio é de 7 euros, super econômico e muito bom.

Voltamos para o hotel curtirmos o SPA e reservamos nosso jantar na Casa Chianti Clássico, um antigo convento, restaurado que oferece hoje diversas experiências como: bistro, enoteca e degustação de vinhos. Uma experiencia para repetir, a comida é deliciosa e atendimento é ótimo.

Leia também:
Dicas para a sua primeira viagem para a Itália
Degustação de vinho na Toscana
Degustação de vinhos em um Castelo no Chianti

Segundo dia no Chianti Toscana

O destino do segundo dia era Greve in Chianti, já conhecíamos Greve então não fizemos o roteiro completo, mas você pode ver aqui.

A dica é estacionar o carro no estacionamento “parcheggio piazza resistenza” que fica próximo do centro histórico, o estacionamento é pago e normalmente aceita apenas moedas para o pagamento.

Caminhamos pelo centro da cidade e almoçamos na Antica Maccelaria Falorni, localizada na praça Giacomo Matteotti a principal da cidade, a Maccelaria é famosa pela produção de salames e presuntos, voltamos na Maccelaria para comer o salame con tarturfo.

Em seguida dirigimos até Radda in Chianti, que se tornou nossa cidade preferida no Chianti.

O borgo com suas pequenas ruas charmosas, é repleto de lojas de artesanato, restaurantes e bares que oferecem degustação de vinhos.

Radda é cercada por uma mura e uma dica legal é caminhar do lado de fora, a vista é imperdível e de tirar o fôlego, por todo o trecho estão banquinhos para você sentar e admirar a beleza que só a Toscana tem.

Terceiro dia no Chianti Toscana

Para nosso terceiro dia reservamos uma degustação de vinhos no Castello di Albola, neste artigo contei como foi a experiência.

No final da tarde dirigimos até o borgo de Volpaia que sinceramente é o lugar mais medieval da Toscana, estamos falando de um borgo de 44 habitantes, ao entrar no borgo a sensação é de voltar no tempo, todas as casas são de pedras e o silêncio é predominante.

É o local perfeito para fotos e para uma hospedagem no Castello di Volpaia.

Enceramos nossa viagem pelo Chianti sempre com a vontade de voltar. Espero que você conheça o Chianti e aproveite todas as maravilhas que a Toscana oferece.

Existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.

Nós acompanhe também no @daia.andolfatto