Destinos

Roteiro de 10 dias pela Toscana

A Toscana é uma das regiões mais visitas da Itália. Localizada no centro do país, oferece várias possibilidades de roteiro, afinal é uma cidade mais linda que a outra para conhecer. Com isso, compartilhei aqui uma sugestão de um roteiro de 10 dias pela Toscana.

Organizei este roteiro com foco em conhecer as principais cidades da região, com tempo ideal para viajar sem correria, afinal estamos na Toscana.

É um roteiro para quem gosta de caminhar com tranquilidade pelas ruazinhas, aproveitar os restaurantes italianos maravilhosos e as pausas para um gelato e um bom vinho.

Adianto que sou um pouco suspeita para falar da Toscana, afinal é a região que escolhemos para viver e sou apaixonada pela sua beleza e charme.

Viajar pela Toscana é admirar paisagens, fotografar os caminhos de ciprestes, passar por muitas oliveiras e vinhedos.

E lógico beber bons vinhos e experimentar o melhor da culinária Toscana.

Além disso a região é rica em cultura, história e obras do Renascimento.

roteiro toscana

Quando ir

Os melhores meses para visitar a Toscana são: abril, maio e junho, ou seja, na primavera ou setembro e outubro durante o outono.

Estes são os meses mais indicados devido ao clima mais agradável e ainda porque são as estações com número menor de turistas, quando comparamos com o verão, por exemplo.

Neste post tem mais informações sobre o clima na Itália.

Como se locomover

A melhor forma para se locomover durante este roteiro de 10 dias pela Toscana é de carro.

É possível se deslocar de trem e em alguns casos de ônibus, mas o ideal é alugar um carro em Florença e a partir daí seguir de carro até o final do roteiro.

Viajar de carro, gera mais liberdade durante a viagem e também a possibilidade de apreciar as paisagens pelo caminho, que são um show a parte.

Para alugar o carro recomendamos a Rentcars, você pode alugar aqui.

Resumo do Roteiro:

Florença: 3 dias
Pisa: 1 dia
Lucca: 1 dia
Greve in Chianti: 1 dia
San Gimignano: 1 dia
Siena: 1 dia
Montalcino + Montepulciano: 2 dias

ORGANIZE SUA VIAGEM:

Florença – Dias – 1, 2 e 3

Vamos começar o roteiro de 10 dias pela Toscana por Florença, a capital da Toscana.

Florença é cheia de atrações, monumentos, igrejas e museus e merece 3 dias do seu roteiro para explorar o máximo a cidade.

Ponte vecchio - Florença

Em Florença você vai visitar, a Duomo com sua cúpula histórica, admirar a Ponte Vecchio e ainda caminhar pelas margens do Rio Arno e não é apenas isso.

Ver a estátua de David de Michelangelo de perto e caminhar até a Piazzale Michelangelo para ter a melhor vista da cidade estão na lista de coisa que você precisa fazer quando estiver na cidade da família Medici.

Mas estas são apenas algumas atrações, veja os detalhes deste roteiro aqui roteiro de 3 dias em Florença.

Pisa – Dia 4

Alugue um carro no último dia em Florença e siga até Pisa, são apenas 1h20m de viagem.

Em Pisa, estacione o carro fora do centro histórico, pois, como praticamente todas as cidades da Toscana, o centro histórico é definido como ZTL – ou seja, Zona de Tráfego Limitado e entrar com carro nesta ZTL gera multas.

Na cidade de Galileo Galilei, visite os monumentos da Piazza dei Miracoli, a Catedral de Pisa, a Torre Pendente e o Batistério.

Pisa

Faça também a visita pela muralha de Pisa, caminhe pelo Lungarno que é a margem do Rio Arno que corta a cidade.

Mas, Pisa tem várias outras atrações, neste post, todas as informações para um dia em Pisa, conhecendo mais que a Piazza dei Miracoli.

Você pode reservar um hotel em Pisa, já que no dia seguinte irá para Lucca, cidade vizinha, uma dica é aproveitar e conhecer o SPA super famoso em Pisa e relaxar um pouco durante a viagem.

Lucca – Dia 5

No quinto dia do roteiro pela Toscana, vamos conhecer Lucca, saindo de Pisa até Lucca de carro são apenas 25 minutos.

Lucca é uma bela surpresa da Toscana, cidade perfeita para alugar uma bicicleta e pedalar pela sua muralha.

Além disso, Lucca é conhecida como a cidade das mil igrejas. Confira aqui o roteiro de 1 dia em Lucca.

Lucca

Greve in Chianti – Dia 6

No sexto dia do roteiro, pegue a estrada em direção a Greve in Chianti, região conhecida pelo famoso vinho Toscano, o Chianti Clássico.

É aqui que passa a rota do vinho pela Toscana.

A ideia de um dia em Greve in Chianti, é meio dia para conhecer a cidade e meio dia para visitar uma vinícola conhecer o processo de produção do Chianti Clássico e degustar o famoso vinho tinto toscano.

Greve in Chianti - Toscana

Mesmo pequena, a cidade oferece várias atrações, a Piazza Matteotti, Antica Macelleria Falorni e a Enoteca Falorni, onde é possível degustar mais de 100 rótulos de vinhos.

Neste post o roteiro completo de 1 dia em Greve em Chianti.

San Gimignano: Dia 7

No dia seguinte, viaje para San Gimignano, que é a cidade mais medieval da Toscana. Chegando na cidade imediatamente você irá perceber a diferença na arquitetura das cidades dos 6 dias anteriores de viagem.

San Gimignano é conhecida pelas suas Torres e o famoso gelato da Gelateria Dondoli, eleito quatro vezes como o melhor gelato do mundo.

san gimignano

Enfim, é uma cidade perfeita para caminhar sem pressa, admirar as paisagens, já que a cidade fica em uma colina com vistas espetaculares da Toscana.

Neste post, um roteiro completo com o que fazer em San Gimignano.

Siena: Dia 8

Aproveite o oitavo dia da viagem em Siena. Reconhecida pela Piazza del Campo, principal praça de Siena e o coração da cidade.

Siena Toscana

Em Siena também esta uma das catedrais mais incríveis da Toscana. Com isso não deixe de visitar a Duomo de Siena, que guarda muitas riquezas, entre elas a Biblioteca Piccolomini.

Visite a Torre Mangia e tenha uma vista exclusiva de Siena.

Montalcino e Montepulciano: Dias 9 e 10

Enfim, chegamos aos últimos dois dias de viagem. E você já vai estar pensando em quando vai voltar para a Itália.

Mas temos ainda dois dias para conhecer duas cidades da Toscana, Montalcino e Montepulciano.

As cidades são super pequenas, lindas e cheias de wine bar pelo caminho.

Afinal estamos na região do vinho Brunello, famoso no mundo todo.

Roteiro Toscana

A dica aqui é conhecer cada uma das cidades em meio dia, e no restante do dia visitar uma vinícola da região.

Neste post nossa experiência degustando o vinho Brunello em Montalcino.

Porém, caso você não goste muito de vinhos, pode reduzir o tempo em Montalcino e Montepulciano para 1 dia, que é o suficiente para conhecer apenas as cidades.

Existe uma Itália para cada viajante, vamos descobrir qual é a sua? Conheça nosso serviço de roteiros personalizados aqui.

Nós acompanhe também no @daia.andolfatto